Como economizar dinheiro? 12 formas que resultam!

como economizar dinheiro

Economizar dinheiro é uma daquelas coisas que é muito mais fácil falar do que fazer. Por isso, não adianta você ler todo este artigo, saber como economizar dinheiro e não aplicar na prática. Acima de tudo, poupar dinheiro exige uma grande força de vontade, aliada a uma necessidade que na maioria dos casos tem que ser GIGANTE para conseguir ser bem sucedida.

No entanto, economizar dinheiro não tem que ser uma tarefa árdua, a melhor forma de a encarar é levando-a na “desportiva” e confiando firmemente que é algo que está a ser feito com o objetivo de um feito maior; que pode ser uma viagem, um futuro investimento, comprar um carro/casa, etc…

O seu objetivo tem que estar na sua mente sempre que você guarda uma moeda, uma nota, abdica de uma compra, entre outras coisas. Então, seguindo desta ideia e partindo do principio que você está realmente interessado em saber como economizar dinheiro, fica uma lista abaixo de formas possíveis que eu próprio utilizei durante alguns anos…

 

Como economizar dinheiro com as tais 12 formas…

como economizar dinheiro

1. Defina um objetivo:

Este é o mais importante e já foi falado acima. Estabelecer um objetivo é a primeira coisa que você deve fazer na altura em que decidir economizar dinheiro. Pense em quanto dinheiro você precisa para tornar seu sonho uma realidade e quanto você pode realmente juntar por mês.


 

2. Defina um prazo:

Por exemplo: “eu quero ser capaz de comprar uma casa daqui a 2anos”. Defina uma data específica para a realização dos seus objetivos, e certifique-se que é realisticamente atingível dentro desse período de tempo. Se não for dessa forma, você só vai ficar desanimado…


 

3. Registe todas as despesas:

Pode parecer chato, mas esta é a melhor forma de descobrir se está a gastar dinheiro desnecessariamente, ou seja, onde e como pode poupar mais dinheiro!


 

4. Pague com dinheiro:

Em vez de comprar com cartões de crédito, utilize dinheiro vivo. Quando usamos dinheiro, sentimos mais a “dor do bolso” na hora de comprar, e também temos mais noção do quanto estamos a gastar. Tudo isto nos desperta para economizar…


 

5. Abra uma conta poupança:

Apesar das contas poupança não darem grandes porcentagens de rentabilização neste momento, se você tem dinheiro parado no banco, esta será uma boa forma de lhe proporcionar alguma renda extra. Para além disso você fica com maior orientação e gestão sobre o seu dinheiro. O ideal seria colocar 15% do seu ordenado no inicio do mês numa conta poupança e depois gerir-se com os restantes 85%, estando assim todos os meses a juntar dinheiro automaticamente!


 

6. Esteja mais atento aos descontos:

Aproveite os cupões que os grandes supermercados oferecem aos seus clientes, mas tenha cuidado para adquirir apenas aqueles produtos que têm realmente utilidade para si. Esteja também atento às revistas/flyers que recebe na sua caixa de correio para poder aproveitar promoções vantajosas.


 

7. Resista à tentação de ir ao restaurante:

Se pode almoçar em casa, então vá! Se não, pode levar o seu almoço pronto de casa e almoçar e/ou jantar no escritório do seu trabalho. Mesmo que não o faça sempre, se fizer alguns dias já estará a economizar um bom dinheiro todos os meses!


 

8. Cultive os seus próprios vegetais:

Se você tem um jardim, plante os vegetais que você e a sua família mais consomem no dia-a-dia. Se não tem jardim, não há problema :), compre um vaso e comece a plantar alguns temperos e vegetais mais pequenos. É fácil e divertido!


 

9. Faça uma lista das compras no papel:

Quando for ao supermercado fazer compras leve uma lista das coisas que mais precisa e limite-se a comprar apenas o que está escrito! Desta forma será mais fácil manter-se dentro do seu orçamento, sem gastar desnecessariamente.


 

10. Seja saudável prevenindo-se:

Esteja mais atento à sua saúde; alimentando-se bem, faça exercícios regulares e vá com alguma frequência ao médico fazer check-ups. Se você se cuidar e utilizar uma medicina preventiva, gastará menos dinheiro com remédios e tratamentos desnecessários.


 

11. Ofereça aquilo que já não usa:

Pode parecer estranho mas esta é uma boa forma de economizar dinheiro. Se você doar o que já não utiliza, fica com maior consciência do que já tem. Sabendo isso, você usará mais o que tem e terá menos necessidade de ir comprar outras coisas.


 

12. Procure um Hobbie/ Part-time:

Você conhece-se melhor que ninguém, sabe aquilo que gosta, as suas habilidades e competências. Não há nenhum motivo para não utilizar os seus “skills” num hobbie ou Part-time que lhe fascine, e que ao mesmo tempo lhe traga retorno financeiro. Eu por exemplo comecei o meu negócio online como Hobbie, depois passou para Part-time e hoje em dia trabalho a full.

Tire uns minutos e pense o que realmente o fascina, e tente juntar esse gosto à possibilidade de ganhar dinheiro extra!

 

como-economizar-dinheiro

Ao ler as 12formas, ainda está com vontade de economizar dinheiro??

Se a sua resposta for “SIM”, então eu fico muito contente, pois vejo que você está realmente comprometido! Ao ler todo este artigo certamente você sentiu alguma tristeza ou até negação ao perceber o que tinha que fazer para economizar dinheiro, e só com um objetivo muito GRANDE você mantém essa força para mudar/abdicar de algumas coisas que você tanto gosta.

Mas não se esqueça, você certamente está a fazer algo com o objetivo de um feito maior 🙂 então divirta-se pelo caminho!!

Ah…mais uma coisinha, agora que você sabe como economizar dinheiro será que me pode ajudar partilhando este conteúdo com os seus amigos? Conto consigo!!

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sou apaixonado por Internet Marketing, Marketing de Afiliados e Marketing Multinível. Iniciei a minha aventura Online em 2010 e depois de adquirir vários cursos, ultrapassar várias dificuldades, hoje trabalho integralmente a partir de casa e utilizo o "Net-Dinheiro" para compartilhar todos os meus conhecimentos dentro desta indústria.

2 Comentários em “Como economizar dinheiro? 12 formas que resultam!

  1. Tentei me escrever clicando no link acima mais não deu certo, o que fazer?

    • Agora já vai conseguir.
      Problemas com o servidor do meu autoresponder.
      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *