Esquemas Pirâmide, Golpes e Fraudes na Internet – Saiba como Identificar!

Hoje vamos abordar um assunto que está a ficar cada vez mais controverso; os Esquemas Pirâmide, Golpes e Fraudes na Internet. Todos eles têm em comum o facto de serem criados com um objectivo malicioso de “roubar” dinheiro de quem se associa, de quem investe…

Não é um assunto pelo qual me costumo debruçar, pois sempre tentei estar longe deste tipo de situações…mas a verdade é que começo a ficar farto de tanta “lixeira” que se vê pela Internet, empresas/Sites que prometem lucros absurdos e depois de algum tempo, desaparecem ou são proibidos de desenvolver actividade.

O objectivo deste artigo é explicar de uma forma simples como se pode identificar esquemas pirâmide, golpes ou fraudes na Internet, sem correr o risco de ter que aprender na prática (tal como aconteceu comigo). Assim, acredito que depois de ler todo este artigo você estará pronto para identificar o bom e o mau da Internet, você estará pronto para fazer a sua própria triagem e decidir naquilo que pretende trabalhar, convidar os seus amigos, contactos e família…

 

Esquemas Pirâmide, Golpes e Fraudes na Internet – É Tudo a Mesma Coisa!

esquemas piramideAntes de avançar neste artigo quero que entenda que todos estes termos: “esquemas pirâmide”, “golpes na internet” e “fraudes na Internet” têm na minha óptica o mesmo significado…

Esquemas pirâmide está mais focado em “supostas” empresas MMN sem produto, ou com produto mascarado e que baseiam os seus rendimentos na entrada de novos distribuidores. Já os Golpes e Fraudes na Internet são mais evidentes em Sites que prometem lucros “abismais” por um determinado tipo de trabalho Online, que rapidamente se comprova ser um PURO sistema para entregar dinheiro ao seu criador.

No fundo, é tudo a mesma coisa. Todas têm em comum a promessa de dinheiro rápido e fácil fazendo pouco, ou sem precisar fazer nada, incentivando-o a convidar outras pessoas para o sistema. Então, para que fique mais simples a leitura vou começar a abordar todo este tema como “esquemas pirâmide”, generalizando todos estes sistemas.

 

Esquemas Pirâmide  – Enquadramento

Anúncios como “Ganhar dinheiro sem trabalhar”, “Ganhar mais de 10.000 dólares/mês trabalhando a partir de casa”, “Forma fácil de conseguir dinheiro com o seu computador”, entre outros…aparecem em diversos Sites e ainda são muitas as pessoas que acreditam em fórmulas “mágicas” de ficar rico da noite para o dia, mas a verdade é que ninguém ganha dinheiro na Internet de forma segura e sustentável sem trabalhar…

Muitos destes anúncios estão disfarçados e contêm um esquema em formato de pirâmide financeira por trás. Estes esquemas apesar de muito antigos, continuam a existir e encontraram uma forte ajuda no poder viral da Internet.

Muitas falsas empresas têm utilizado o nome do “Marketing Multinível” para criar pirâmides, afinal para quem ainda é novo nesta área, pode encontrar algumas semelhanças entre os 2 modelos de negócios, no entanto um é altamente fraudulento.

(Entenda aqui o que é o Marketing Multinivel, ou veja mais abaixo para entender as IMPORTANTES diferenças…)

 

Esquema Pirâmide – O que é?

fraudes na InternetEsquema Pirâmide, também conhecido como Pirâmide Financeira é um crime previsto pela “lei 1.521” de 26 de Dezembro de 1951 e estabelece pena de 6 meses a 2 anos de prisão (para além de coima).

O caso mais conhecido foi aplicado por Charles Ponzi, em 1920 . Ele conseguiu arrecadar 20 milhões com a sua falsa empresa, sendo 2 milhões para seu uso pessoal. Este caso foi tão marcante para a época que ainda hoje é habitual apelidarmos um esquema pirâmide como um “esquema ponzi”!

…mas afinal no que consiste?

A pirâmide consiste num esquema onde se faz o recrutamento de novos membros sem existir comercialização de produtos ou serviços. Quem entra paga uma taxa a quem o convidou e assim que este colocar novos membros, ele ganha uma comissão sobre cada um deles. Quando o mercado fica saturado e não existem mais pessoas para entrar, o esquema torna-se insustentável, pois existem milhares de pessoas para receber pagamentos e poucas ou nenhumas formas de lhes pagar. Então, quem está na base da pirâmide perde naturalmente todo o seu dinheiro.

 

Fuja dos Esquemas Pirâmide, agarre o Marketing Multinivel

Já o Marketing Multinível consiste na venda de algum produto ou serviço, cada membro para além de ganhar dinheiro com as suas próprias vendas, também ganha uma porcentagem sobre as vendas da sua equipa. Herbalife, Amway, Monavie, ACN, Pure Leverage, Rippln, são alguns exemplos de empresas que trabalham com Marketing Multinível.

 

Esquemas Pirâmide – Saiba finalmente identificá-las…

Esquemas pirâmide são focadas no recrutamento de novas pessoas para o negócio, supostos produtos e serviços ficam em segundo plano, ou muitas vezes nem existem. Geralmente as empresas que realizam esquemas pirâmide prometem lucros de 300% em poucos meses.

A melhor forma de identificar um esquema pirâmide é perceber se determinada empresa conseguiria sobreviver da venda dos seus produtos a clientes finais, isto é, pessoas que estão fora do negócio e que simplesmente querem usufruir das qualidades do produto…

Assim, é importante fazer algumas perguntas a si próprio na altura em que estiver a analisar uma oportunidade: “Compraria o produto da empresa?”, “Será que o produto é realmente útil para a sociedade?”,”O produto resolve claramente uma necessidade?” “O produto é rentável?”, “Ainda não existe nada similar no mercado?”, “A empresa consegue manter-se somente com a venda deste(s) produto(s)?”, “Se não consegue, de onde vêm os rendimentos para me pagar?”…

A resposta a estas perguntas vai ajudá-lo a entender se está perante um esquema que procura unicamente novos investidores ou se está perante uma empresa séria na área do Marketing Multinível!

(…)

Espero sinceramente que este artigo o direcione no melhor caminho possível, neste que pode ser um “prazeroso” mundo online para quem assim o entender…

Deixa a sua opinião sobre o assunto abaixo,

Forte abraço e até já 🙂

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sou apaixonado por Internet Marketing, Marketing de Afiliados e Marketing Multinível. Iniciei a minha aventura Online em 2010 e depois de adquirir vários cursos, ultrapassar várias dificuldades, hoje trabalho integralmente a partir de casa e utilizo o "Net-Dinheiro" para compartilhar todos os meus conhecimentos dentro desta indústria.

7 Comentários em “Esquemas Pirâmide, Golpes e Fraudes na Internet – Saiba como Identificar!

  1. Olá Adriano, eu acho este assunto muito simples e pode ser descrito em

    1 – A empresa possui um produto para ser definida como Marketing de Rede?
    R: Se sim ok
    Se não avalie melhor, é pirâmide.

    2 – O produto em questão é utilizado por alguém ou é somente de fachada para burlar as autoridades?
    R: Se o produto é utilizado por quem faz parte da empresa e por quem não faz parte também, porém consome como cliente, então OK.
    Se o produto nunca é utilizado algo está errado, avalie melhor, é pirâmide disfarçada.

    3 – O que faz o dinheiro “girar”, o produto ou o cadastro de novos “empresários de Marketing de rede”?
    R: Se é o produto (comercialização do mesmo), então OK.
    Se é o cadastro de novos “empresários” então é pirâmide disfarçada.

    Poderia citar mais maneiras de identificar se é uma empresa séria ou somente mais uma querendo fazer o dinheiro girar de maneira desonesta.
    Podem falar o que quiser mas o MMN somente é sério se atende as denominações acima, muito cuidado, não jogue o seu dinheiro fora, você pode até ganhar no início, mas depois além de perder, terá que mudar de nome caso queira continuar trabalhando na internet.

    Fique atento!
    Abraços e obrigado pelo artigo Adriano.

  2. Olá Adriano, gostei muito deste artigo, pois concordo com tudo, embora ache que falta mais para juntar ao filtro das boas ou más empresas, por ex: de onde surgiram, quem os “alavancou”, a transparência, os responsáveis e a sua transparência e idoneidade, etc… Sei que há empresas bloqueadas e ou investigadas que vão ganhar outras nem por isso, como já se já está vendo até com detenções e mais.
    Mas o maior problema é mesmo a falta de legislação de alguns países como exemplo o Brasil, que na dúvida para tudo, o que acho mal pois em alguns casos ai sim cria um real problema, mas contudo o melhor é mesmo averiguar agora e criar recursos e leis para não termos estes problemas no futuro, Não é por acaso que em alguns países nomeadamente Norte Americanos o MMN é tema de estudo em escolas e bem. Melhor bastava copiar a lei e os recursos deles. O MMN faz falta e é altamente recomendável…

    Já agora (para aqueles que estão sempre a criticar de forma negativa) quantas empresas abrem falência legal ou nem por isso e deixam pessoas sem ordenados ou criam sérios problemas a outras por não cumprirem…

    O MMN também tem os seus riscos nem tudo é garantido… como em qualquer negócio o que hoje dá amanhã pode não ser assim.
    Isto é o que eu penso e vejo…

    Abraço Adriano…

  3. olá
    Essa discussão vai longe porque realmente é difícil definir oque é piramide ou não, ter um produto não é garantia , veja a Telexfree, BBom mesmo com um produto a justiça interditou, então também acho que para ser mais claro tem que ter uma regulamentação para o setor.Isso vai demorar.

  4. Artigo Muito Bom! Concordo com tudo, mas também existem outros fatores para analisar se a proposta é MMN mesmo ou uma Pirâmide disfarçada. Artigos como esse seu são importantes por que ajudam as pessoas a não caírem em golpes, Parabéns!!!
    A pessoas que costumam ser vítimas de golpes porque sonham enriquecer, são inexperientes nesse negócio, precisam arrumar mais dinheiro e o principal são as “provas” de ganhos que geralmente os golpistas usam.
    Sua dicas são ótimas e para agregar mais conteúdo eu também não costumo confiar em empresas que tem Obrigatoriedade de Consumo Mensal ou Volume de Vendas Mensal.
    Forte Abraço e Muito Sucesso 😉

  5. Bom dia, bem Adriano, essa definição é válida mas já foi exaustivamente citada por várias pessoas. Me tornei divulgador da Telexfree em fevereiro deste ano e como deve saber a empresa está bloqueada pela justiça, através de uma liminar do MP assim também ocorre com BBOM (que se não me engano você faz parte), entre outras que estão bloqueadas ou vem sendo investigadas e tenho uma opinião que foge um pouco desse conceito simplista que você descreveu no seu artigo.
    Veja bem, não acho que seja possível qualquer pessoa aspirante a empreendedor de MMN definir se o modelo de negócio de uma empresa é ou não uma fraude, sem ter acesso a algumas informações que obviamente as empresas não informam. O modelo de negócio apresentado mostra apenas as vantagens, natural mas sem ter acesso a contabilidade da mesma e é claro nenhuma empresa privada de nenhum setor passa essas informações. A saída, na minha opinião é o governo criar uma agência nacional reguladora que após a avaliação da plataforma de negócio das empresas, expediria uma homologação, um certificado ou vetaria o negócio e mesmo assim ainda haveria risco!
    Outra coisa, porque um negócio não pode ser sustentável considerando que seu(s) produto(s) serão comercializados apenas entre os próprios divulgadores/participantes, ou seja dentro da própria rede? Resposta difíceis de ter, por isso, acho que o MMN tem que ser amplamente discutido.

    • Olá Elias,
      Respondendo à sua pergunta,
      Uma empresa que comercializa produtos somente dentro do seu circulo de afiliados também pode ser sustentável, sim (no artigo poderei não ter passado bem a mensagem neste campo),

      mas a verdade é que se a empresa conseguir chegar ao publico geral (clientes finais) através do seu produto, isso será uma grande prova de que estamos perante uma empresa séria. Porquê?

      Nem todas as pessoas estão interessadas em desenvolver MMN, certo? Se a empresa “forçar” a entrada no MMN para vender os seus produtos então é uma prova clara de que estes não têm o mínimo de interesse para a sociedade, eles não se vendem…não concorda? Se não se vendem é porque não são úteis :\

      Se não são úteis, isso poderá levantar pensamentos de que está ali um produto para disfarçar circulação de dinheiro na rede…

      Enfim, teríamos aqui uma longa conversa,
      no entanto não deixo de concordar em algumas partes com o seu comentário,

      Abraços,
      AdrianoRamos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *