Online startups – O que podemos aprender com as grandes empresas?

Não existe uma dica mais importante para quem está querendo criar algo novo do que: “Olhe os exemplos das grandes empresas!”. Aprender com os erros e acertos de quem veio antes ajuda a encurtar o caminho a ser percorrido no desenvolvimento de algo original, mas não se engane.

Mesmo que a ideia seja inédita, alguns passos terão que ser tradicionais. Num futuro próximo, quem sabe, eles podem se modificar, mas a princípio, o melhor a ser feito é observar como empresas de sucesso conseguiram lidar com problemas cotidianos. Conheçam 4 passos importantes:

Um Modelo de Receita

Muitas startups começam a funcionar durante meses sem dar lucro – ou mesmo cobrir os custos – porque se preocupam com o que fazer e não com o como ganhar dinheiro com isso. O foco deve ser preciso desde o início. Olhe o produto e também o negócio. Dê uma olhada no sucesso da empresa americana Warby Parker, que superou as grandes empresas da indústria com um grande modelo de negócio.

Boa comunicação

É importante não apenas da empresa para o cliente, mas, e principalmente, entre os diversos setores de produção. Um setor precisa estar muito bem conectado com o outro, mesmo que a companhia não tenha uma sede física no começo. A produção precisa ser eficiente e rápida.

Criação de um aplicativo

Investir numa tecnologia atual – para compra, venda e contato com o cliente – é inevitável. Até mesmo os tradicionais sites já estão ficando obsoletos. Pesquisas brasileiras e estrangeiras apontam que em 2018, a maioria absoluta dos negócios será feita via aplicativo.

Um case de sucesso é o da empresa PedidosJá, criada no Uruguai e já atuando em diversos países latino americanos. Com o ritmo frenético da vida moderna, a conveniência de comer de tudo, onde quer que esteja, se mostrou fundamental. O aplicativo não complicado impulsionou a entrega, com várias opções de menu e a empresa agora tem links com mais de 15 mil restaurantes em todo o Brasil, em comparação com apenas 40 quando começou em 2009.

Boa equipe tecnológica

Mesmo que a empresa não seja de tecnologia, é imprescindível ter bons funcionários que saibam lidar com problemas de rede e sistemas. Um dinheiro muito bem gasto, não duvide! Economizar neste setor pode acarretar uma perda considerável em todos os outros, num futuro próximo.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Sou apaixonado por Internet Marketing, Marketing de Afiliados e Marketing Multinível. Iniciei a minha aventura Online em 2010 e depois de adquirir vários cursos, ultrapassar várias dificuldades, hoje trabalho integralmente a partir de casa e utilizo o "Net-Dinheiro" para compartilhar todos os meus conhecimentos dentro desta indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *